Curiosidades

Curiosidades

*

O período de gestação de um coelho varia de 28 a 34 dias.
*

Os pêlos começam a crescer a partir do sétimo dia.
*

Os olhos abrem após o décimo dia.
*

Os ouvidos abrem no décimo segundo dia.
*

As crias saem do ninho e começam a comer alimento sólido com 18 dias de vida.
*

Aos dois meses de vida estão independentes.
*

Estão sexualmente maduros aos cinco meses de vida.
*

Os coelhos não são roedores. Eles são lagomorfos (caracterizados por terem dentes incisivos de crescimento contínuo, em número de quatro no maxilar superior e apenas dois no maxilar inferior; caninos ausentes), e estão mais próximos dos cavalos do que dos ratos.
*

Há apenas uma raça de coelhos domésticos que mudam de cor. São os Champagne D'Argent. Nascem pretos e quando crescem ficam cinzentos.
*

Em relação a todos os animais domésticos, é o coelho que se destaca pela precocidade da maturidade sexual;
*

Existem mais de 50 raças de coelhos em todo o mundo. O mais conhecido é o chamado "coelho comum". O coelho selvagem tem hábitos noturnos, mas os coelhos de estimação se adaptaram bem à vida durante o dia.
*

O coelho doméstico, mesmo nascido e criado em alojamentos individuais, adquire facilmente todos os costumes do coelho selvagem quando se encontra a algum tempo no ambiente próprio ao coelho selvagem.
*

A carne de coelho está tendo crescente demanda no mundo inteiro, em decorrência das suas características de elevado teor de proteína e baixo colesterol, por ser de fácil digestão e ser uma carne branca muito saborosa.
*

A pele, depois de curtida, é utilizada na confecção de objetos dos mais variados. O pêlo produz uma lã extremamente macia e leve. Até os dejetos (fezes e urina), depois de curtidos adequadamente em estrumeiras especiais, constituem um ótimo adubo, rico em fosfatos e nitratos.

FONTE: http://www.coladaweb.com/biologia/animais/coelho